Rotação Após a Construção da Alvenaria
Continuando nossa análise da estrutura do artigo anterior sobre vigas de transição deformáveis, veremos um outro aspecto impactado pelos deslocamentos da viga de equilíbrio. Na análise ao estado limite de serviço, as vigas do pavimento tipo estão apresentando os avisos a seguir, informando que a rotação dessas vigas após a construção da alvenaria estão superiores ao limite (por norma valor máximo é de 0,0017rad).
Reduzir a rotação após a construção da alvenaria é tarefa difícil. Eu e a engenheira Joyce, autora do projeto, estávamos sem idéias para reduzir esses valores para baixo dos limites normativos.
Até que, ao observar o pavimento tipo, percebi que, com exceção de V11, todas as vigas problemáticas se apóiam em pilares que nascem em vigas de equilíbrio. Seriam, portanto, os deslocamentos das vigas de equilíbrio responsáveis pela rotação excessiva?
Vamos observar o formato dos diagramas de deslocamento das vigas em análise. Deixei a localização das respectivas vigas na forma para ajudar na compreensão dos resultados. Interessante reparar que em partes da estrutura onde há simetria, só há problema no lado onde há divisa. O que corrobora a tese de que a causa do problema são realmente os deslocamentos das vigas de equilíbrio.
Em todos os casos analisados, os deslocamentos estão altos justamente nas proximidades dos pilares de divisa que em vigas de equilíbrio.
Vamos dar especial atenção à viga V15. Observando a tela de avisos, o problema dessa viga não é a rotação excessiva, mas os deslocamentos altos. De qualquer forma, a causa raiz é a mesma.
Lembra o que nós fizemos na análise do artigo anterior? Nós reduzimos o comprimento do balanço em V4 para reduzir o deslocamento da prumada de P13.
Veja abaixo a tela de avisos após essa alteração:
Antes tínhamos problema nos vãos 2 e 3 com rotação de 0,0027rad. O vão 3 (afetado pela viga de equilíbrio) não apresenta mais erro e a rotação no vão 2 reduziu bastante e está bem próximo do limite normativo (0,0021 contra 0,0017rad).
Reduzindo o balanço para as outras vigas de equilíbrio conseguimos corrigir o problema nas demais vigas desse pavimento.
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